terça-feira, 23 de agosto de 2011

CNBBN2 PRESENTE EM DILIGÊNCIA DA CPI DO SENADO

Ontem (22.08) a secretária executiva do Regional Norte 2 da CNBB Orlanda Alves e a coordenadora da CJP (Comissão Justiça e Paz) da CNBBN2 irmã Henriqueta Cavalcante (em foto), participaram da diligência da CPI do senado sobre Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas, que aconteceu no auditório do TRT/PA – Tribunal Regional do Trabalho – Endereço: Trav. Dom Pedro I, n°. 746 – (Praça Brasil) Belém - PA.

O objetivo da CPI é investigar o Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas com foco nas migrações interna e transnacional para fins de trabalho escravo, trabalho doméstico forçado, turismo sexual e exploração sexual de homens e mulheres de diferentes orientações sexuais e crianças e adolescentes.
 Foto abaixo: Diário do Pará on line
A diligência do Senado ouviu dois testemunhos de parentes de vítimas do crime de Tráfico de Pessoas. Estes casos também foram atendidos pela Comissão Justiça e Paz (CJP) da CNBBN2, pois como o desespero da família era grande e não sabiam mais a quem recorrer nos procuraram em prol de ajuda e estávamos presente a fazer nosso trabalho de acolhimento e encaminhamento destas denúncias. Os casos dos depoentes são distintos, o 2º testemunho se deu a base de muita dor e vontade de justiça da mãe de uma jovem que foi traficada para a Espanha e hoje após o seu retorno encontra-se com abalos psíquicos e não consegue mais conviver em sociedade, mas a mulher persiste firme na luta.

Em depoimento a mãe dizia: ‘Essa mulher’ (a aliciadora) passou por amiga de minha filha e a levou em 2004 para a Espanha, com uma promessa de emprego, mas quando chegou ao país verificou que as informações eram todas deturpadas e a jovem foi obrigada a se prostituir. 

Várias autoridades como deputados e membros da sociedade civil também deram seu apoio a causa. Explanando um pouco sobre suas idéias e contribuindo com propostas para que este crime possa ser combatido de forma mais intensa.
                   

Estiveram presentes: 

Senadora Vanessa Grazziotin (Presidente da CPI), Senadora Marinor Brito (Proponente/Relatora da CPI), Dr. José Maria Quadros de Alencar (Presidente do Tribunal Regional do Trabalho – TRT/PA), Procurador Geral de Justiça do Pará - MPE (Representado pelo Sr. Aldir Vianna), Procurador da República MPF-PA (Representado pelo Procurador de República DR. Allan Rogério Mansur Silva), Srª Orlanda Alves – representando o Presidente do Regional Norte II da CNBB (D. Jesus Cizzaure), Sra. Lourdes Barreto - Presidente da Associação das Prostitutas da Região Central de Belém, Sra. Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith - Diretora Geral da ONG Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais na Amazônia, Irmã Marie Henriqueta Cavalcante - coordenadora da Comissão de Justiça e Paz / CNBBN2, Sra. Jaqueline Carrijo - Sindicato Nacional de Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), Deputado Estadual Carlos Alberto Barros Bordalo - Relator da CPI Estadual do Tráfico Humano, Deputado Estadual Edmilson Brito Rodrigues - Membro da CPI Estadual  do Tráfico Humano.

                                                                                                                                           Por: Michelle Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário